terça-feira, 29 de outubro de 2013

RESUMO: O trabalho aborda o construtivismo como sistema de adaptações e seus principais pressupostos educacionais sua relação com práticas educativas, com a função da escola e do educador. A partir de diretrizes mais gerais, explicita a fundamentação para a proposição de trabalho pedagógico junto à geografia escolar e cientifica. O senso e a espacialidade da juventude escolar , onde a orientação educacional deve ser considerada um componente curricular essencial. Educação inclusiva, participativa e afirmativa. Psicopedagogia e geografia como área de atuação, de conhecimento e de pesquisa. Fundamentos da prática: diferentes abordagens, diferentes estilos do ensinar e do aprender. Fundamentos da epistemologia e seus estágios de desenvolvimento. Teoria construtivista de Vygotsky. de modo seletivo e organizado. Ensino-aprendizagem que favoreça o desenvolvimento das funções mentais. Problemas de aprendizagem na escola. Fracasso escolar e suas implicações para a geografia, didática e pedagogia e fundamentos das operações de pensamento de Piagecc A função do educador como agente na prática educativa e em equipes interdisciplinares consubstanciadas pelo Projeto PIBIB/Capes da UERJ em conjunto com escolas estaduais do Estado do Rio de Janeiro. Vivência e causalidade no Instituto de Educação Clélia Nanci do município de São Gonçalo/RJ. Número de meses de vigência do projeto PIBIB/Capes da UERJ: 6 meses. Tomando como foco processo ensino-aprendizagem. Educação inclusiva. Gestão participativa e afirmativa na escola. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino de geografia: evolução e contextualização nos; conceitos, relações e princípios básicos; interações e transformações nos fundamentos teóricos: conceitos, leis, relações e princípios básicos de intenções preexistentes.

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